RBD foi um grupo musical mexicano surgido em 2004 na telenovela adolescente Rebelde, remake de Rebelde Way e do grupo Erreway, composto por Anahí, Dulce María, Christian Chávez, Alfonso Herrera, Maite Perroni e Christopher Uckermann. Cantaram pelo mundo com grande êxito, visitando em quatro anos, mais de 23 países e 116 cidades, vendendo mais de 50 milhões de álbuns. Tendo como língua base o espanhol o grupo atingiu sucesso considerável em países como Brasil, também em toda América Latina, África do sul, alguns países da Europa como Espanha e outros, e também países da Ásia.
Em 15 de agosto de 2008, comunicaram oficialmente o início de uma turnê de despedida, que foi concluída em dezembro em Madrid, capital da Espanha.
Um fato que marcou a carreira da banda, foi um tumulto acontecido em São Paulo, onde resultou em três mortes, todos eram fãs. O incidente aconteceu em fevereiro de 2006, no estacionamento do shopping Fiesta, avenida Guarapiranga. O tumulto começou quando o alambrado que separava o público do palco cedeu e diversas pessoas, a maioria adolescentes e crianças, foram pisoteadas.
O fenômeno gravou 6 álbuns de estúdio, fora os outros 5 que eram edições em português, trilhas sonoras e The best of. Foram lançados 6 DVDs ao vivo e 2 documentários.
O grupo acabou por motivos de destinos diferentes, onde cada integrante queria seguir uma carreira profissional diferente. Hoje, cada um tem seus projetos na música e na televisão.